sábado, abril 11, 2009

Dona Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen


Augusta Vitória Guilhermina Antónia Matilde Luísa Josefina Maria Isabel de Hohenzollern-Sigmaringen (Potsdam, 19 de agosto de 1890Eigeltingen, 2 de julho de 1966) foi a esposa do último rei de Portugal, D. Manuel II.

Augusta Vitória era a única filha do príncipe Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen e da princesa Maria Teresa de Bourbon-Duas Sicílias.
No dia
4 de setembro de 1913, em Sigmaringen, ela casou-se com D. Manuel II, o destronado rei de Portugal, que era seu primo de segundo grau, pois ambos eram bisnetos da rainha D.ª Maria II, sendo Augusta Vitória neta da infanta Antónia de Bragança.
Como o rei estava exilado na
Inglaterra e como a monarquia havia sido formalmente abolida em Portugal, D.ª Augusta Vitória nunca recebeu oficialmente o título de rainha, embora, mesmo no exílio na Inglaterra, fosse assim tratada pelos monárquicos.
Seu casamento com D. Manuel II não gerou descendentes, e, depois da morte do rei, a chefia da casa real portuguesa acabou recaindo sobre D.
Duarte Nuno de Bragança, neto de Miguel I.
Em
23 de abril de 1939, D.ª Augusta Vitória, aos quarenta e oito anos, casou-se com o conde Karl Robert Douglas, natural de Constança, Suíça. Douglas, que completaria cinquenta e nove anos no dia seguinte ao matrimónio, era divorciado de Sofie von Fine Blaauw[1]. O segundo casamento também não teve descendência, e ela ficou, novamente, viúva em 1955.
Faleceu aos setenta e cinco anos de idade, em Münchhof, em Eigeltingen. Seu corpo foi enterrado no
castelo de Langenstein, propriedade da família Douglas em Hegau.



Sem comentários: